Central de Transplantes faz captação de órgãos no HSA

Foto: Cristiano Devicari
Sepé Tiaraju 26 junho, 2018 Fonte:

A equipe da Central de Transplantes do Estado esteve, na sexta-feira, 22, realizando a captação de órgãos, de um doador de 54 anos que teve morte encefálica, no Hospital Santo Ângelo. Os profissionais vieram de Porto Alegre e desembarcaram no Aeroporto Regional de Santo Ângelo por volta das 10 horas.

A cirurgia para a captação de órgãos durou cerca de uma hora e meia. Foram captados rins e fígado do doador. No procedimento atuaram o médico da Central de Transplantes, Guillermo Kiss, e a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO 4), Rochelle Soares.

EXAMES

No instante da suspeita de morte encefálica a família foi informada. O início dos testes foi comunicado à Central de Transplantes. Cada resultado de exame era repassado aos familiares.

Ao todo foram três exames para a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, sendo dois testes clínicos e um exame de imagem, conforme protocolo da Central de Transplantes. Os exames foram feitos pelos médicos neurologistas, Jose Otavio Dworzecki Soares e Matheus Brunet, e a médica intensivista, Joise Wottrich.

CIHDOTT

Com a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, o médico neurologista e a equipe da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) comunicaram o resultado à família que autorizou a doação de órgãos. Integraram a equipe a enfermeira coordenadora da CIHDOTT, Karline Scherer, a enfermeira gestora da UTI Adulto e da OPO 4, Paula Queiroz, os enfermeiros Claudiane Escobar, Rosane Hossa, Wagner Bechorner Almeida e Luis Fernando Noronha Reis, a psicóloga Carine Bueno Fernandes, e as assistentes sociais Priscila Dekeper e Maira Bagatini. Também acompanhou o processo a gerente de enfermagem, Maristane Almeida.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 20 setembro, 2018

    Setembro Amarelo: atividade de valorização da vida no Brique da Praça

    Aconteceu, na manhã de domingo, 16, no Brique da Praça, atividade especial de valorização da ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 setembro, 2018

    A arte de declamar o Rio Grande

    O CTG Os Legalistas tem dado a atenção a uma importante modalidade artística do tradicionalismo ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 setembro, 2018

    Missa marca encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro

    Uma celebração especial marcou o encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro do Carmelo de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.