Cartório convoca 1.080 mesários na 45ª Zona eleitoral de Santo Ângelo

Sepé Tiaraju 21 julho, 2018 Fonte: A Tribuna

Após a publicação de edital começou nessa semana a convocação dos mesários da 45ª Zona Eleitoral para as eleições de outubro que vai eleger o presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. A votação do primeiro turno será no dia 7 de outubro e a data do segundo turno é no dia 28 de outubro.

A chefe do Cartório Eleitoral de Santo Ângelo, Marivani Gehm Gonçalves Medeiros, explicou que a convocação dos mesários ocorre de diferentes formas: via correio, pessoalmente ou de forma voluntária (quando a pessoa busca em mãos a convocação no cartório). Marivani também alerta que o Tribunal Regional Eleitoral não está fazendo convocação via e-mail e qualquer mensagem neste sentido pode ser vírus. Ela explica que apenas em casos especiais quando o mesário autoriza acontece o envio de e-mail por parte da Justiça Eleitoral.

REGIÃO

Marivani revela que nos demais municípios da 45ª Zona Eleitoral como Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Vitória das Missões e São Miguel das Missões, as convocações estão sendo levadas para as Câmaras de Vereadores para que os mesários possam fazer a retirada.

A chefe do Cartório revela que na 45ª Zona Eleitoral de Santo Ângelo foram convocados 1.080 mesários. “A convocação é obrigatória e as pessoas precisam estar atentas a essa questão. Um aspecto importante destas eleições é que deste total de mesários da Zona Eleitoral temos 650 voluntários que tiveram interesse de participar desta ação de cidadania. As pessoas voluntárias que quiseram participar podem procurar o cartório”.

Marivani observa que o convocado que tiver algum tipo de impedimento como, por exemplo, parentesco com candidato, ser integrante de diretório ou executiva de partido político ou outro motivo tem prazo de cinco dias para comunicar a Justiça Eleitoral. “A partir deste comunicado, o juiz eleitoral vai analisar cada caso. Já quando algum mesário não é localizado um novo nome será definido pela Justiça Eleitoral para sua substituição”.

SEÇÕES

Nesta eleição cada seção terá quatro mesários no primeiro turno (presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário). Em caso de segundo turno serão três mesários. Em Santo Ângelo são 200 seções eleitorais com quatro mesários cada, ou seja, um total de 800 mesários.

TREINAMENTO DOS MESÁRIOS

Os treinamentos dos mesários serão realizados de 10 a 17 de setembro em Santo Ângelo e nos demais municípios da 45ª Zona Eleitoral. O Cartório Eleitoral formou turmas de 50 a 60 pessoas para agilizar o treinamento. O local e horário dos treinamentos constam na convocação encaminhada aos mesários. Receberão orientações os presidentes de mesa e os primeiros mesários.

TRANSFERÊNCIA TEMPORÁRIA

A novidade desta eleição é a transferência temporária da seção de votação. O eleitor que viajar para uma capital ou município com mais de 100 mil eleitores poderá transferir temporariamente o local de votação. Caso o eleitor que fizer essa opção não estiver no local indicado não poderá votar na sua seção eleitoral de origem.

Quando uma pessoa tiver dificuldade para votar devido à questão da acessibilidade também poderá fazer a transferência temporária de sua seção. Os eleitores com deficiência poderão fazer essa alteração até o dia 23 de agosto.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

As pessoas interessadas em buscar informações no Cartório Eleitoral de Santo Ângelo que fica na rua Duque de Caxias, nº 1151. Também pelo telefone (55) 3313 5888. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    OAB anuncia vinda do presidente Ricardo Breier a Santo Ângelo

    A subseção da OAB Santo Ângelo realizou nos últimos dias uma série de atividades alusivas ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    FGTAS/Sine de Santo Ângelo promove o “Ação Jovem”

    Para marcar a Semana da Juventude, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE) ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    Operação busca recuperação de R$ 13 milhões em impostos sonegados

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.