Câncer de próstata é mais comum do que o câncer de mama

NULL
Lucas de Campos 4 novembro, 2015 Fonte:

Junto com o mês de novembro iniciam também as campanhas de conscientização sobre a importância de realizar o exame de próstata. Para o médico urologista, Dr. Flávio Christensen a cultura masculina é de não se prevenir, no entanto, o câncer de próstata tem mais incidência do que o câncer de mama nas mulheres. De acordo com Dr. Flávio 1,6 em cada 10 homens vai ser diagnosticado com câncer de próstata em algum momento de sua vida.

SINTOMAS

O médico urologista conta que o câncer de próstata é fácil de tratar quando diagnosticado precocemente, no entanto, os sintomas só aparecem quando o estado muito avançado a ponto de trancar a urina do homem. Por isso é importante que o exame seja realizado anualmente.

EXAMES

Para os homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata o exame é recomendado a partir dos 45 anos. Já aqueles que não possuem, o  médico recomenda o exame a partir dos 50 anos. Se o câncer não for tratado, pode chegar a atingir outros órgãos.

O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Ouça a entrevista completa:

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.