Brasil tem 1.053 casos de sarampo confirmados

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Sepé Tiaraju 2 agosto, 2018 Fonte: Agência Brasil

Boletim epidemiológico divulgado hoje (2) pelo Ministério da Saúde revela que o país já registra 1.053 casos confirmados de sarampo, sendo 742 no Amazonas e 280 em Roraima. Há ainda casos considerados isolados em São Paulo (1), no Rio de Janeiro (14), no Rio Grande do Sul (13), em Rondônia (1) e no Pará (2).

De acordo com a pasta, pelo menos 4.470 casos permanecem em investigação no Amazonas e 106 em Roraima. “O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”, informou.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo começa na próxima segunda-feira (6) e segue até 31 de agosto. O Dia D de mobilização nacional acontece no dia 18, sábado, quando mais de 36 mil postos de saúde estarão abertos no país. No total, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas.

A meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo, numa tentativa de reduzir a possibilidade de retorno da pólio e a chamada reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura no Brasil foi de 85,2% na primeira dose contra o sarampo (tríplice viral) e de 69,9% na segunda dose (tetra viral).

Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação, independentemente da situação vacinal.

 

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    Febre amarela: estados do Sul e Sudeste têm vacinação abaixo da meta

    Dados divulgados hoje (14) pelo Ministério da Saúde revelam que cerca de 36,9 milhões de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    Moro defende mais rigor na punição a homicidas

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu hoje (14), mais rigor na ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    Bolsonaro diz que vai “bater o martelo” para reforma da Previdência

    O presidente Jair Bolsonaro disse que pretende “bater o martelo” hoje (14) sobre a proposta ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.