Brasil diz que sanção da China sobre carne de frango não se justifica

Agência Brasil
Sepé Tiaraju 8 junho, 2018 Fonte: Agência Brasil

O governo federal divulgou nota nesta sexta-feira (8) criticando a decisão da China de impor embargo às exportações brasileiras de carne de frango e pedindo que os dois países encontrem solução negociada para o problema. Mais cedo, o Ministério do Comércio chinês anunciou a aplicação de medidas antidumping sobre a importação de frango brasileiro por considerar que seus produtores sofrem concorrência desleal do país.

Essas medidas entram em vigor a partir de amanhã (9) e preveem que os importadores deverão pagar aos depósitos alfandegários chineses entre 18,8% e 38,4%, que é a faixa de dumping (venda de produtos com preço abaixo de mercado) que as autoridades de Pequim calculam que têm as exportações brasileiras desse produto.

Segundo a nota, o governo brasileiro tem participado ativamente da investigação de dumping conduzida pela China, em conjunto e em apoio a empresas brasileiras exportadoras para o mercado chinês. O assunto também já teria sido tratado no Comitê Antidumping da Organização Mundial do Comércio (OMC).

“O Brasil manifestou formalmente, no âmbito da investigação, seu entendimento sobre a inexistência de dano causado pelas exportações brasileiras aos produtores chineses de produtos de frango e sobre a ausência de requisitos previstos na normativa da Organização Mundial de Comércio (OMC) que autorizem a imposição de medidas antidumping”. Para o Brasil, há “ausência de fundamentos” para o embargo chinês e o país espera que o parceiro asiático encerre a investigação em curso para que não seja aplicada a sanção de forma definitiva.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 outubro, 2018

    Rio Grande do Sul volta a exportar carne de frango para o mercado chileno

    Após mais de 12 anos de embargo, o Chile reabriu o mercado para entrada de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 outubro, 2018

    Soja: Preços continuam caindo no Brasil

    Os preços da soja fecharam a semana na Bolsa de Chicago, mais uma vez, em ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 outubro, 2018

    Embrapa desenvolve fertilizante orgânico nitrogenado

    A Embrapa Agrobiologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sediada no Rio de Janeiro, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.