Bossoroca: animais estão sendo envenenados em seus pátios

NULL
Lucas de Campos 11 março, 2015 Fonte:

A assessoria de gestão ambiental vinculada a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, vem recebendo da comunidade de Bossoroca várias reclamações que animais domésticos (cães e gatos) estão sendo envenenados dentro de seus pátios.

Segundo a bióloga e assessora de gestão ambiental da Prefeitura, Liliana Carloto Urach, matar animais é crime grave, “o ato de envenenar animais é sempre criminoso. Quem maltrata ou mata um animal inocente esta cometendo um crime muito grave previsto em lei federal, sujeito a penalidades”.
Conforme a bióloga a lei e artigos que definem o Crime Ambiental é a Lei 9.605/98:

Art. 32º: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

A Secretaria que desempenhou a Campanha contra o Abandono e Maus Tratos Aos Animais volta a pedir mais conscientização, pois como já foi enfatizado, abandono e maus tratos contra os animais é crime federal. Quem abandona, envenena e mal trata faz parte do problema. Sejamos conscientes e responsáveis para fazer parte da solução. Hoje o município não tem como recolher os animais que estão nas ruas, pois não há um local adequado para colocá-los.

Conforme a médica veterinária, Cinara Vieira Marques, “quem tem fêmeas, atente para esses animais na época reprodutiva, se houver condições mande em uma clínica veterinária para castração, ou vacine, ou simplesmente isole a fêmea no período do cio não deixando-a em contato com machos, este é um método simples, gratuito e seguro”. O envenenamento é um ato cruel e criminoso, portanto vamos colaborar para diminuir esse problema em nossa cidade.

Fonte: radiomissioneira.com

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.