Battisti admite participação no assassinato de 4 pessoas na Itália

Sepé Tiaraju 25 março, 2019 Fonte: Agência Brasil

Pela primeira vez, o italiano Cesare Battisti, de 64 anos, extraditado em janeiro do Brasil para a Itália, admitiu ter participado do assassinato de quatro pessoas nos anos de 1970. Na presença do procurador-geral de Milão, Francesco Greco, no Ministério Público, ele confirmou o envolvimento nos crimes e pediu desculpas aos parentes das vítimas.

Segundo relatos, durante o depoimento, Battisti disse que se envolveu nos atos políticos por acreditar que aquela era uma “guerra justa”. O italiano foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas durante os anos de 1970. Na época, ele integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, um braço das Brigadas Vermelhas. Até então ele afirmava ser inocente.

O procurador Francesco Greco disse que Battisti admitiu “suas responsabilidades” em quatro assassinatos, no ferimento de três pessoas e na participação de roubos.

Captura

Battisti foi capturado em 12 de janeiro à noite enquanto caminhava pela rua em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A prisão foi resultado de uma parceria de agentes bolivianos e italianos com apoio de brasileiros.

No Brasil desde 2004, o italiano foi preso três anos depois. O governo da Itália pediu sua extradição, aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, no último dia de seu mandato, em dezembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil, e o ato foi confirmado pelo STF.

Desde a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a extradição de Battisti. Ao assumir o poder, ele reiterou sua determinação em capturar e enviar para a Itália para o cumprimento da pena.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Bolsonaro: com reforma, quem ganha menos pagará menos

    O presidente Jair Bolsonaro postou mensagem hoje (19), em sua conta do Twitter, sobre a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Autoexame da mama não substitui exame clínico, diz Ministério da Saúde

    Não só a cantora Anitta, mas boa parte das mulheres brasileiras não sabe que o ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado de R$ 60 milhões

    A Mega-Sena sorteia neste sábado (20) um prêmio acumulado, cuja a estimativa da Caixa pode ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.