Barroso diz que momento exige compromisso democrático dos candidatos

Sepé Tiaraju 29 setembro, 2018 Fonte: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso defendeu hoje (28) a reafirmação do pacto democrático do país. Segundo ele, com vistas a se preservar a estabilidade institucional do país, os compromissos democráticos deverão ser assumidos “se você ganhar ou se você perder”.

“Acho que este é um momento de reafirmação dos nossos compromissos democráticos”, disse. “Você não sabe se você vai ganhar ou se vai perder e, mesmo assim, você tem que assumir compromissos que, portanto, valham se você ganhar ou se você perder”, disse em palestra na 18ª edição do Congresso de Corretores de Seguros (Conec), realizado na capital paulista.

“A primeira proposição de reafirmação dos compromissos democráticos é: quem ganhar leva. A segunda é que quem leva, governa de acordo com as regras do jogo democrático e respeitando os direitos fundamentais de todos”, acrescentou.

Barroso destacou que, no regime democrático, as divergências devem ser absorvidas institucionalmente e civilizadamente. Segundo ele, o jogo democrático permite que os perdedores disputem novamente as eleições e tentem ganhar.

“A democracia não quer dizer que eu ganhe sempre, mas quer dizer que, mesmo que eu perca, eu serei tratado com respeito e consideração, tal como determina a Constituição”. O ministro não citou nominalmente nenhum dos candidatos e não quis dar entrevista aos jornalistas ao final da palestra.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 26 maio, 2019

    Leite assina parceria com BNDES para auxiliar na desestatização de empresas públicas

    O governador Eduardo Leite e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 26 maio, 2019

    Manifestações testam neste domingo apoio ao governo de Jair Bolsonaro

    O presidente Jair Bolsonaro passará por um teste de força nas manifestações de rua convocadas ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 maio, 2019

    Deputado gaúcho assume presidência da Frente Parlamentar do Biodiesel

    Hoje, o Brasil é o segundo produtor mundial do produto e responsável pela produção de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.