Baixos estoques de sangue preocupa Banco de Sangue

Enfermeira Marta Perim Motta em entrevista com Paulo Renato Ziembowicz e Hogue Dorneles
Sepé Tiaraju 19 abril, 2018 Fonte: Rádio Sepé Tiaraju

O estoque reduzido de sangue está preocupando o Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo. Em entrevista ao programa Aldeia Global, a enfermeira gestora do Banco de Sangue, Marta Perim Motta, explicou que teve uma redução do número de doações e aumentando a demanda por sangue, principalmente pelas cirurgias de alta complexidade e o alto número de acidentes de trânsitos ocorridos nos últimos tempos.

Marta explica que são bem-vindos doadores de todos os tipos sanguíneos, mas em especial tipo O negativo (considerado doador universal). Ela conta que o Banco de Sangue tem uma média de 150 a 200 doações mensais e precisaria de uma média de 300.

QUEM PODE DOAR
O doador precisar estar em bom estado de saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. No caso de menores de 16 e 17 anos, eles devem ir ao Banco de Sangue com o responsável legal para autorização do procedimento. Os doadores precisam se alimentar antes da doação, mas devem evitar produtos gordurosos. Também não deve fumar duas horas antes da doação e evitar ingestão de álcool por 24 horas.

QUEM NÃO PODE DOAR
Não pode doar sangue quem teve doença sexualmente transmissível; quem teve hepatite após 10 anos de idade; sintomas de gripe ou diarreia nos últimos sete dias; fez tatuagem nos últimos 12 meses; procedimentos odontológicos de 1 a 30 dias antes de doar; cirurgias de 3 a 12 meses e conforme o procedimento poderá ficar definitivamente inapto; uso de determinados tipos de medicamentos; vacinas quatro semanas após a última dose.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O Banco de Sangue, localizado na rua Antônio Manoel, funciona de segunda a sábado das 7 às 12h30min. Mais informações pelo telefone (55) 3313 2000.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    PGR pede impugnação de candidatura de Lula à Presidência

    A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, apresentou no início da noite de hoje (15) impugnação ao ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 agosto, 2018

    STF confirma que transexual pode alterar registro civil sem cirurgia

    O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (15) o entendimento que autorizou transexuais e transgêneros ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 agosto, 2018

    Identificado pterossauro raro que viveu há 200 milhões de anos

    Pesquisadores da Universidade Brigham Young, em Utah, nos Estados Unidos, identificaram um tipo raro de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.