Baixos estoques de sangue preocupa Banco de Sangue

Enfermeira Marta Perim Motta em entrevista com Paulo Renato Ziembowicz e Hogue Dorneles
Sepé Tiaraju 19 abril, 2018 Fonte: Rádio Sepé Tiaraju

O estoque reduzido de sangue está preocupando o Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo. Em entrevista ao programa Aldeia Global, a enfermeira gestora do Banco de Sangue, Marta Perim Motta, explicou que teve uma redução do número de doações e aumentando a demanda por sangue, principalmente pelas cirurgias de alta complexidade e o alto número de acidentes de trânsitos ocorridos nos últimos tempos.

Marta explica que são bem-vindos doadores de todos os tipos sanguíneos, mas em especial tipo O negativo (considerado doador universal). Ela conta que o Banco de Sangue tem uma média de 150 a 200 doações mensais e precisaria de uma média de 300.

QUEM PODE DOAR
O doador precisar estar em bom estado de saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. No caso de menores de 16 e 17 anos, eles devem ir ao Banco de Sangue com o responsável legal para autorização do procedimento. Os doadores precisam se alimentar antes da doação, mas devem evitar produtos gordurosos. Também não deve fumar duas horas antes da doação e evitar ingestão de álcool por 24 horas.

QUEM NÃO PODE DOAR
Não pode doar sangue quem teve doença sexualmente transmissível; quem teve hepatite após 10 anos de idade; sintomas de gripe ou diarreia nos últimos sete dias; fez tatuagem nos últimos 12 meses; procedimentos odontológicos de 1 a 30 dias antes de doar; cirurgias de 3 a 12 meses e conforme o procedimento poderá ficar definitivamente inapto; uso de determinados tipos de medicamentos; vacinas quatro semanas após a última dose.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O Banco de Sangue, localizado na rua Antônio Manoel, funciona de segunda a sábado das 7 às 12h30min. Mais informações pelo telefone (55) 3313 2000.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    MP apura denúncias de seis países diferentes contra João de Deus

    A força-tarefa criada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) apurou denúncias de abuso sexual contra ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    COP25 será realizada no Chile em 2019

    O Chile será o país-sede da Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    Fepam inicia divulgação das condições de balneabilidade no estado

    A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) lança, neste sábado (15), o Projeto Balneabilidade 2018-2019. ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.