Argentina reduz soja para 39,5 milhões de toneladas

Déficit hídrico provoca redução ainda maior na produção. Foto: Arquivo/BCBA
bernardi 23 março, 2018 Fonte: AGROLINK

A produção argentina de soja na temporada 2017/2018 deve ficar nos 39.500.000 toneladas, de acordo com o último relatório semanal de acompanhamento das culturas da BCBA (Bolsa de Cereais de Buenos Aires), divulgado nessa quinta-feira (22.03). O boletim registra que a região Nordeste (NEA) totaliza perdas de rendimento por déficit hídrico, provocando maior redução da projeção da produção, além de temperaturas próximas a zero grau, que acrescentam riscos de aumentas as perdas.

A colheita dos primeiros lotes começou no centro da região agrícola do país, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica. Pontualmente, na região Centro-Norte de Córdoba foram encontrados rendimentos entre 1.500 e 2.500 kg/há, enquanto que para o Sul desta mesma província os rendimentos encontrados ficaram entre 1.000 e 2.300 kg/há.

No Núcleo Norte a colheita ainda avança mais lentamente, encontrando-se por enquanto rendimentos entre 1.500 kg/ha a 4.000 kg/ha e, talvez por uma maior influência do lençol freático, as médias melhoram até o Núcleo Sul, onde são encontrados rendimentos de 2.000 a 4.500 kg/há. O mesmo cenário se encontra no Oeste da província de Buenos Aires e Norte de La pampa, com colheitas que variam entre 2.400 a 4.200 kg/há.

Até o momento, o maior impacto ocorre no Centro-Leste de Entre Rios, onde os rendimentos são de 800 a 1000 kg/hectare. Sobre a previsão do tempo para os próximos dias, a Consultoria AgResource aponta que os mapas climáticos indicam que, para a Argentina, nada mudou: “Chuvas concentradas exclusivamente sobre o Norte e Nord­este do país, com as principais regiões produtoras ainda sem precipitações”.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Aumento das exportações de soja podem afetar mercado interno

    Os produtores brasileiros de soja devem encontrar bom mercado para comercialização de sua colheita. As ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 22 março, 2019

    Feira da Agricultura Familiar acontece nesta sexta-feira

    A Associação de Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA) e a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 março, 2019

    Outono com El Niño fraco terá pouco impacto nas culturas de inverno

    O outono se iniciou na noite da quarta-feira (20) com previsão de que o fenômeno ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.