ARFOM comemora 25 anos, somando 6,9 milhões de plantios

Associação de Reflorestamento ajuda recomposição de árvores nas missões
Lucas de Campos 27 julho, 2015 Fonte:

Uma atividade especial com plantio de árvores nativas foi realizada no sábado, na sede da Afucotrisa, para marcar as comemorações dos 25 anos da Associação de Reflorestamento de Santo Ângelo – Arfom.

 

Na oportunidade o presidente da   Arfom, Rogério Auler, e o engenheiro florestal, Nelson Almeida, fizeram um balanço dos 25 anos da Associação de Reflorestamento, criada em 1990.

Hoje pela manhã ao participar da programação jornalística da Sepe, Almeida lembrou que a entidade nesses 25 anos efetuou o plantio de 6 milhões e 911 mil mudas, beneficiando 4.790 agricultores familiares.

O engenheiro florestal explicou que boa parte dessa floresta foi de eucaliptos para fins comerciais e apenas 50 mil de árvores nativas. A maior reposição florestal nas missões aconteceu em 1993, quando a Arfon distribuiu 1 milhão e 80 mil mudas.

Na avaliação de Nelson Almeida, as florestas do município de Santo Ângelo estão estabilizadas em 1 a 2% da área do município. Isso corresponde a exatamente 1000 hectares de matas, número segundo ele, considerado pequeno. O ideal seria o triplo, afirmou o engenheiro florestal.

A Associação de Reflorestamento Florestal está localizada nas margens da ERS-344 em uma área que pertence ao Ibama. Sua manutenção é feita através de convenio com a prefeitura de Santo Ângelo e a atuação voluntária dos membros da diretoria.

Dentro da programação dos 25 anos da Arfom, no dia 1º de agosto, será feito o plantio de mudas de árvores nativas no túnel verde no Rincão do Sossego. Já no dia 10 de agosto haverá sessão solene em homenagem aos 25 anos proposta pelo vereador Vinicius Makvitz e título de utilidade pública para Arfom proposto pela vereadora Zilá Andres.

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.