Após temporal, semana começará com sol, nuvens e chuva no RS

NULL
Lucas de Campos 22 dezembro, 2014 Fonte:

A instabilidade irá diminuir, mas o tempo ainda não firmará nesta segunda feira no Rio Grande do Sul. O sol vai chegar a aparecer com nuvens durante o dia na maioria das regiões, mas ainda devem ser registrados períodos com maior nebulosidade.

A circulação de umidade associada ao ar frio que avança de Sul estimulará a formação de nuvens carregadas isoladas que podem provocar pancadas de chuva forte localizadas, ocasionalmente até com granizo bastante esparso, sobretudo na Metade Leste. O ingresso de ar frio de Sul deixará a temperatura agradável e traz vento até moderado com rajadas ocasionais.

Vento destrutivo e chuva do mês em um dia

Uma rave onda de temporais afetou o Rio Grande do Sul na tarde e noite de sábado e no domingo . No sábado, uma potente linha de instabilidade avançou pelo Estado com incrível velocidade e cruzou o território gaúcho em somente seis horas. O deslocamento muito rápido, favorecido pela pressão atmosférica baixíssima que caiu a 996 hPa, favoreceu o vento intenso em muitos pontos e que foi localmente destrutivo. Várias regiões tiveram rajadas superiores a 100 km/h.

Em Porto Alegre, o vento foi violento numa faixa junto à divisa com Canoas. O Aeroporto Salgado Filho teve 129,6 km/h, a rajada mais forte na Capital em temporal de verão nas últimas décadas. Vento semelhante na história recente da cidade só em ciclone em maio de 2008. Choveu muito também com volumes perto acima de 100mm, equivalentes à média do mês, em grande número de cidades com alagamentos. A chuva se intensificou com uma frente fria cruzando o Estado. Até o começo da noite desse domingo, pontos do Sul de Porto Alegre registravam 101mm.

Fonte: Correio do Povo

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.