Após polêmica, vereadores acatam veto ao projeto de reajuste salarial do Executivo

Foto: Marcos Luft
Sepé Tiaraju 19 junho, 2018 Fonte: Rádio Sepé Tiaraju

Na segunda-feira, 18, foi aprovado na Câmara dos vereadores, por unanimidade, o veto do projeto que estabelecia aumento salarial de 2,68% do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores.

A comunidade participou da sessão, pressionando os vereadores para apreciar o veto do Executivo ao projeto que estabelecia o aumento. Os vereadores tiraram o projeto do veto da pauta, sem qualquer explicação, às 16 horas, antes da sessão.

Durante a sessão aconteceu a manifestação do presidente da Acisa, Douglas Ciechowiez, salientou que a publicação da nota na imprensa do repúdio ao projeto foi devido ao momento que o país vive, e que os vereadores deveriam dar o exemplo. Disse que não entrou mérito de discutir se é reposição o aumento salarial, mas apenas se baseou numa questão matemática.

VEREADORES

O vereador Lucas Lima (MDB), por sua vez, pediu sensibilidade do Executivo municipal, diante do momento de crise, de revogar os 10 cargos de Função Gratificada que hoje oneram os cofres públicos em R$ 740 mil por ano.

Já o vereador Márcio Antunes (PP) lamentou as trapalhadas do prefeito que em momento algum chamou todos os vereadores para uma discussão sobre o projeto de aumento salarial. Ele também observou que Jacques tinha prometidos reajustes para os servidores, mas que únicos aumentos que aconteceram foram da taxa do lixo, IPTU e dos buracos.

Na ocasião, o líder do governo, Adolar Queiroz (PDT), criticou as entidades empresarias pela nota contra o reajuste salarial e atacou a imprensa, responsabilizando-a pela repercussão negativa da aprovação do projeto junto à comunidade. Queiroz em sessão anterior havia defendido o aumento salarial e ainda salientou que achou pouco, deveria ser maior.

O VETO

O veto somente acontece após ampla repercussão negativa diante da comunidade e das entidades empresariais, o prefeito Jacques Barbosa recuou e decidiu vetar o projeto que tinha encaminhado anteriormente para os vereadores aprovarem.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 17 fevereiro, 2019

    Bebianno diz que vai dar satisfações no momento certo

    O ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, disse no sábado que "quando acabar" sua participação no ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 fevereiro, 2019

    Comissões do Senado reiniciam atividades sob novos comandos

    Depois de uma semana de articulações dos líderes dos partidos políticos com o presidente do ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 16 fevereiro, 2019

    Região das Missões Jesuíticas contará com Ponte Binacional

    O projeto de uma ponte binacional sobre o rio Uruguai, na divisa do Brasil com ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.