Após baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Campanha nacional de vacinação contra a gripe no Distrito Federal - Antonio Cruz/ Agência Brasil
Sepé Tiaraju 13 junho, 2018 Fonte: Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do público-alvo foi vacinado. O número é considerado baixo pela pasta, que estabeleceu como meta a cobertura de 90% dessa população, o que equivale a 54 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, 42,6 milhões de pessoas foram vacinadas.

A região Sudeste é a que possui menor cobertura até agora: 71% do público prioritário foi protegido. Na sequência, estão Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro-Oeste (91,4%). Em estados como Roraima, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul, a baixa cobertura vacinal é ainda mais preocupante. Neles, os percentuais chegam a 53,59%, 57,29%, 70,91% e 77,82%, respectivamente. Apenas Goiás, Amapá e Ceará ultrapassaram a meta de 90%.

Público-alvo

O público prioritário da campanha é composto por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores em saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e mulheres que tenham tido filhos há 45 dias, bem como pessoas privadas de liberdade. Crianças e gestantes são os grupos que registraram menor cobertura vacinal neste ano, assim como ocorreu no ano passado. Na região Sudeste, por exemplo, menos da metade (48,95%) das crianças que devem ser vacinadas foram imunizadas. Já o percentual de gestantes atingiu 54%.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    Petrobras anuncia novo aumento do preço da gasolina

    O litro da gasolina nas refinarias passará a custar R$ 1,9810 a partir desta sexta-feira ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    PGR pede impugnação de candidatura de Lula à Presidência

    A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, apresentou no início da noite de hoje (15) impugnação ao ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 agosto, 2018

    STF confirma que transexual pode alterar registro civil sem cirurgia

    O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (15) o entendimento que autorizou transexuais e transgêneros ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.