Após baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Campanha nacional de vacinação contra a gripe no Distrito Federal - Antonio Cruz/ Agência Brasil
Sepé Tiaraju 13 junho, 2018 Fonte: Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do público-alvo foi vacinado. O número é considerado baixo pela pasta, que estabeleceu como meta a cobertura de 90% dessa população, o que equivale a 54 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, 42,6 milhões de pessoas foram vacinadas.

A região Sudeste é a que possui menor cobertura até agora: 71% do público prioritário foi protegido. Na sequência, estão Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro-Oeste (91,4%). Em estados como Roraima, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul, a baixa cobertura vacinal é ainda mais preocupante. Neles, os percentuais chegam a 53,59%, 57,29%, 70,91% e 77,82%, respectivamente. Apenas Goiás, Amapá e Ceará ultrapassaram a meta de 90%.

Público-alvo

O público prioritário da campanha é composto por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores em saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e mulheres que tenham tido filhos há 45 dias, bem como pessoas privadas de liberdade. Crianças e gestantes são os grupos que registraram menor cobertura vacinal neste ano, assim como ocorreu no ano passado. Na região Sudeste, por exemplo, menos da metade (48,95%) das crianças que devem ser vacinadas foram imunizadas. Já o percentual de gestantes atingiu 54%.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 10 dezembro, 2018

    Justiça derruba liminar que suspendia fusão da Embraer com a Boeing

    O desembargador Souza Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), derrubou a liminar ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    Morre Luiz Valdir Andres Neto

    Morreu neste domingo, 9, às 6h34min, Luiz Valdir Andres Neto (Luizinho), de 2 anos, que ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    Intervenção deverá valer a partir de amanhã até 31 de dezembro

    A intervenção federal no estado de Roraima passa a valer a partir de amanhã (10) ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.