Anúncio da reforma da Previdência triplica pedidos de aposentadoria em Santo Ângelo

Solicitações passaram de 40 para 120 semanalmente
Lucas de Campos 13 dezembro, 2017 Fonte:

 

O presidente da República, Michel Temer ainda busca a aprovação da reforma da Previdência em 2017. A medida vai alterar diversas diretrizes da legislação brasileira para a aposentadoria.

Nesta quarta-feira, 13, o gerente da Agência da Previdência Social em Santo Ângelo, Ubirajara Boays, concedeu entrevista aos comunicadores Paulo Renato Ziembowicz e Hogue Dorneles, durante o programa Aldeia Global, da Rádio Sepé – AM 540 –, esclarecendo alguns pontos sobre o processo de aposentadoria.

Boays destacou que a partir do anúncio de que haveria a reforma da Previdência, em 2016, os encaminhamentos de pedidos de aposentadoria na Agência de Santo Ângelo chegou a triplicar, passando de 40 pedidos semanais para 120. No entanto, há uns três meses as solicitações começaram a normalizar. “Acredito que as pessoas que tinham uma expectativa já encaminharam os pedidos”, ressaltou o gerente da Agência da Previdência Social acrescentando que 60% dos pedidos acabam sendo deferidos.

Boays esclareceu também as três atuais modalidades que garantem a aposentadoria: por tempo de contribuição, por idade e pela fórmula 85-95. Por tempo de contribuição a mulher precisa ter no mínimo 30 anos de contribuição e o homem 35, independente da idade. Pelo critério de idade a mulher precisa ter no mínimo 60 anos e o homem 65 anos, com pelo menos 15 anos de contribuição. Já pela fórmula 85-95, soma-se o tempo de contribuição e a idade do cidadão. Neste caso, a mulher precisa alcançar a pontuação 85 e o homem 95, mas é imprescindível que a mulher tenha pelo menos 30 anos de contribuição e o homem 35.

A Agência da Previdência Social em Santo Ângelo atende sete municípios das Missões: Santo Ângelo, Entre-Ijuís , Vitória das Missões, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Guarani das Missões e Sete de Setembro. Os agendamentos para atendimento pode ser feitos pelo telefone 135 ou através do site http://www.previdencia.gov.br/ no link Agendamento. A página da internet possibilita ainda a realização do cálculo do tempo de contribuição.

Foto: Cristiano Devicari

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.