Ameaça de retirada do glifosato do mercado preocupa os produtores de soja

Sepé Tiaraju 25 agosto, 2018 Fonte: Globo Rural

A ameaça da Justiça de tirar do mercado o herbicida mais usado no Brasil está deixando muitos produtores preocupados. O glifosato é um herbicida vendido em galões. Ele mata as plantas que invadem lavouras de milho e soja, sendo o mais usado no Brasil e em vários países.

Na semana passada, depois que a Justiça brasileira ameaçou tirar do mercado o glifosato, um fato novo nos Estados Unidos esquentou o assunto: um jardineiro da Califórnia, Dewayne Lee Johnson, ganhou uma ação na Justiça contra a Monsanto alegando que contraiu câncer por causa do uso de glifosato. O valor da ação foi de mais de R$ 1 milhão. A Monsanto está recorrendo da decisão alegando não foi o glifosato que causou a doença.

O pesquisador Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja, em Londrina, diz que existem outros herbicidas no mercado, mas nenhum funciona tão bem quanto o glifosato: “O glifosato permite a aplicação em diferentes estágios de desenvolvimento. Essas características, a maioria dos produtos existentes no mercado não possuem. Uma das alternativas ao uso do glifosato é o uso da grade, que traz uma série de problemas que acabam levando à erosão, que significa assoreamento de rios, de lagos, significa uma série de problemas ambientais”.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, declarou que está encaminhando recurso junto à Advocacia Geral da União para suspender a medida contra o uso do glifosato.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 23 fevereiro, 2019

    Clima e novas tecnologias garantem boa safra de milho

    O clima favorável e as novas tecnologias no campo estão garantindo uma boa safra do ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Governo torna mais ágil autorização para importação de alimentos

    O governo federal tornou mais ágil o processo de autorização para importação de alimentos de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Faturamento das cooperativas agropecuárias cresce 25% no RS

    A valorização das commodities agrícolas no mercado internacional ajudou as cooperativas agropecuárias do Rio Grande ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.