Alunos da rede estadual terão acesso a websérie sobre o MTG

Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Sepé Tiaraju 17 setembro, 2018 Fonte: Palácio Piratini

No mês Farroupilha, a plataforma multimídia para difusão e valorização da cultura regional e contemporânea do Rio Grande do Sul, Elo Sul, lança a websérie “Elo Grande do Sul”, com quatro vídeos que fazem um apanhado histórico dos movimentos da cultura gaúcha. A produção tem duração de 13 minutos e será disponibilizada gratuitamente para alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O lançamento está marcado para esta terça-feira (18), às 10h, na Seduc (Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre), com entrada franca no espaço de eventos Luiz Quartieri Filho. A direção cinematográfica é do roteirista colombiano Juan Zapata, a direção-geral do fotógrafo e publicitário Eduardo Rocha e a direção executiva de Franki Mocellin.

O primeiro episódio, “Resgate da Tradição”, conta a história da criação do Movimento Tradicionalista com depoimentos do arquivo pessoal de Paixão Côrtes, falecido no dia 27 de agosto de 2018. O segundo episódio, “Além da Rotina”, apresenta as danças tradicionais gaúchas como integrantes do patrimônio imaterial do estado, contando a história da advogada Cláudia Troleiz e do técnico em mecânica Jhony Pechina, do grupo de danças do CTG Aldeia dos Anjos, que dedicam seu tempo e talento a esta arte.

Em “Sons da Tradição”, a criação dos festivais é destacada, citando a evolução da música como componente essencial para o fortalecimento e a identidade gaúcha. No último episódio, “Em Busca da Excelência”, revela-se toda a dedicação dos integrantes dos CTGs de todo estado – destaque para o fim de semana no qual ocorre o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Sobre o Elo Sul

Com o anseio de revelar a cultura do Sul do Brasil utilizando a música e o cinema como meios de comunicação, o Elo Sul surgiu há um ano. A plataforma multimídia difunde, valoriza a cultura regional e contemporânea para além das fronteiras do RS. O projeto inédito é coordenado pelo publicitário e fotógrafo Eduardo Rocha e já produziu vídeos com artistas gaúchos e depoimentos revelando um pouco da intimidade e vida artística de cada um. No canal de Youtube – www.youtube.com/elosul – também foi produzido um clipe da música Gaúcho Coração, em que oito artistas interpretam a canção composta por Carlos Omar Villela Gomes e Cristiano Quevedo.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    RGE trocou 272 postes em Guarani das Missões de janeiro a setembro

    A Rio Grande Energia (RGE) concluiu importantes obras na rede elétrica de Guarani das Missões ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Homem morre eletrocutado em Coronel Bicaco

    Um homem morreu eletrocutado, por volta das 15, de quarta-feira, 12,  em uma rede de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Mulheres realizam manifesto em São Nicolau contra o feminicídio

    Mais de 100 pessoas com cartazes fizeram caminhada contra o feminicídio em São Nicolau. O ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.