Ações estratégicas de segurança prendem 68 em menos de um mês

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Sepé Tiaraju 3 outubro, 2018 Fonte: Palácio Piratini

As operações efetuadas nas quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) do Estado, entre os dias 7 e 23 de setembro, resultaram na prisão de 68 pessoas e na apreensão de oito armas de fogo. Os trabalhos focaram no combate ao tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos nas regiões do Vale do Caí, Fronteira Noroeste, Litoral Norte e Porto Alegre. O balanço foi apresentado ao secretário Cezar Schirmer nesta terça-feira (2).

Ao todo, 1.212 pessoas foram abordadas, mais de três quilos de drogas apreendidos (crack, maconha e cocaína), três armas recolhidas e 21 estabelecimentos fiscalizados. As ações mobilizaram 493 agentes da Polícia Civil, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários, Vigilância Sanitária, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação e Guarda Municipal.

Para Schirmer, a integração sintetiza as ações que devem ser adotadas em todo o país, tornando-se políticas públicas de estado. “Temos que destacar o espírito de colaboração e troca de informações entre as forças policiais e outras instituições. Nossa expectativa é que, a partir dessas primeiras ações, possamos contar também com a participação de órgãos federais. É um processo que deve ser levado como exemplo às outras regiões”, disse.

Os comandantes das AISPs terão acesso a dados estatísticos específicos das operações, elaborados pelo Departamento de Planejamento e Integração da Secretaria da Segurança Pública (DIPS), permitindo a construção de metas, além de operações especiais, com foco no combate a crimes pontuais. “Sabemos que cada região tem suas demandas e, por isso, precisamos intensificar o trabalho de inteligência, utilizando os números para mapear de forma efetiva o crime”, destacou Schirmer.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 17 dezembro, 2018

    Empossada nova diretoria da Senasa

    Em meio às comemorações do Dia do Engenheiro (11/12) e Dia do Arquiteto (15/12), Santo Ângelo ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 dezembro, 2018

    Defesa deve pedir hoje prisão domiciliar para João de Deus

    A defesa do médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, de 76 anos, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 dezembro, 2018

    Delegado regional esclarece detalhes sobre a morte de Deisi Roratto

    Em entrevista ao programa Aldeia Global, da Rádio Sepé Tiaraju, nesta segunda-feira, 17,o delegado regional, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.