Acesso asfáltico beneficia 2,8 mil moradores em Eugênio de Castro

Pavimentação de 22 quilômetros é uma promessa de mais de 20 anos - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini
bernardi 16 março, 2018 Fonte: Assessoria Palácio Piratini

“Antes era uma buraqueira, agora tá excelente”. A definição do agricultor Mário Lopes Cardoso resume o sentimento dos moradores do município de Eugênio de Castro. Para chegar ou sair da cidade onde sempre viveu, ele demorava mais de vinte minutos. Agora, leva dez. A mudança aconteceu depois que a população de 2,8 mil habitantes ganhou um acesso asfáltico.
A obra foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (16) pelo governador José Ivo Sartori e o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. A pavimentação compreende quase 22 quilômetros na ERS-551, entre Eugênio de Castro e Entre-Ijuís, no trevo da BR-285, um dos principais corredores de escoamento da produção do Rio Grande do Sul.
Os trabalhos começaram em 2014, mas foram concluídos neste ano. O trecho passou por serviços de terraplenagem e drenagem antes de receber o asfalto e a sinalização. O valor investido, via financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi de quase R$ 26 milhões. A pavimentação faz parte do programa Acessos Municipais, da Secretaria dos Transportes.
Sartori disse que o acesso asfáltico é uma demanda histórica dos municípios do interior. “A entrega dessa obra mostra que é possível mudar. O mérito é de todos, porque, sem união, não teríamos conseguido. Precisamos de união no RS. Porque amanhã ou depois todos nós podemos governar o Estado. E é preciso entregá-lo melhor, mais eficiente. Esta obra está em sintonia com o que queremos para o nosso Rio Grande: servir as pessoas e promover o desenvolvimento”.
Westphalen agradeceu a prioridade que o governador tem dado ao setor da infraestrutura. “Este momento é simbólico e muito importante para toda a região. Os municípios precisam de acesso asfáltico. Nós recebemos o Estado com estradas com muitos problemas. Felizmente, hoje o percentual é muito menor”.
Segundo o prefeito Jaime Zwigle, o acesso asfáltico é uma promessa de mais de vinte anos. “É um sonho que está virando realidade”, resumiu.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 22 fevereiro, 2019

    Confrontos na fronteira com a Venezuela deixam 2 mortos e 15 feridos

    O dia começou tenso e com confrontos entre militares e manifestantes na fronteira do ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 22 fevereiro, 2019

    Lions Clube de Santo Ângelo promove mais uma edição do tradicional baile do Município

    Toda a comunidade Santo-angelense está convidada a participar do tradicional Jantar Baile em comemoração ao ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 22 fevereiro, 2019

    Terceirização pauta debate na Assembleia de Verão da Famurs

    O primeiro painel da edição 2019 da Assembleia de Verão da Famurs tratou sobre a ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.