Acesso asfáltico beneficia 2,8 mil moradores em Eugênio de Castro

Pavimentação de 22 quilômetros é uma promessa de mais de 20 anos - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini
bernardi 16 março, 2018 Fonte: Assessoria Palácio Piratini

“Antes era uma buraqueira, agora tá excelente”. A definição do agricultor Mário Lopes Cardoso resume o sentimento dos moradores do município de Eugênio de Castro. Para chegar ou sair da cidade onde sempre viveu, ele demorava mais de vinte minutos. Agora, leva dez. A mudança aconteceu depois que a população de 2,8 mil habitantes ganhou um acesso asfáltico.
A obra foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (16) pelo governador José Ivo Sartori e o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. A pavimentação compreende quase 22 quilômetros na ERS-551, entre Eugênio de Castro e Entre-Ijuís, no trevo da BR-285, um dos principais corredores de escoamento da produção do Rio Grande do Sul.
Os trabalhos começaram em 2014, mas foram concluídos neste ano. O trecho passou por serviços de terraplenagem e drenagem antes de receber o asfalto e a sinalização. O valor investido, via financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi de quase R$ 26 milhões. A pavimentação faz parte do programa Acessos Municipais, da Secretaria dos Transportes.
Sartori disse que o acesso asfáltico é uma demanda histórica dos municípios do interior. “A entrega dessa obra mostra que é possível mudar. O mérito é de todos, porque, sem união, não teríamos conseguido. Precisamos de união no RS. Porque amanhã ou depois todos nós podemos governar o Estado. E é preciso entregá-lo melhor, mais eficiente. Esta obra está em sintonia com o que queremos para o nosso Rio Grande: servir as pessoas e promover o desenvolvimento”.
Westphalen agradeceu a prioridade que o governador tem dado ao setor da infraestrutura. “Este momento é simbólico e muito importante para toda a região. Os municípios precisam de acesso asfáltico. Nós recebemos o Estado com estradas com muitos problemas. Felizmente, hoje o percentual é muito menor”.
Segundo o prefeito Jaime Zwigle, o acesso asfáltico é uma promessa de mais de vinte anos. “É um sonho que está virando realidade”, resumiu.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    Petrobras anuncia novo aumento do preço da gasolina

    O litro da gasolina nas refinarias passará a custar R$ 1,9810 a partir desta sexta-feira ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    PGR pede impugnação de candidatura de Lula à Presidência

    A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, apresentou no início da noite de hoje (15) impugnação ao ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 agosto, 2018

    STF confirma que transexual pode alterar registro civil sem cirurgia

    O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (15) o entendimento que autorizou transexuais e transgêneros ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.