Acadêmicos de Engenharia Elétrica produzem protótipos de Geração de Energia

Sepé Tiaraju 17 julho, 2018 Fonte: URI

O curso de Engenharia Elétrica da URI Santo Ângelo promoveu, nesta terça-feira (10), Mostra de Trabalhos de Geração de Energia. Acadêmicos do 7º semestre do curso produziram e apresentaram protótipos de Aproveitamento Energético, buscando demonstrar formas de aproveitar energia produzida em diversas fontes. Os estudantes realizaram o projeto, do início ao fim, em protótipos para aproveitamento de energia eólica, solar, movimento mecânico, hidráulica, entre outras.

Projetos como o do piso que gera energia através da pressão mecânica, como com passos; e com motor stirling, que funciona a partir de uma fonte externa de calor, como a queima de gás em aterros sanitários, foram apresentados para professores e estudantes. “A turma fez o desenvolvimento completo de um projeto, prevendo etapas, cálculos, dimensionamento, além de aproveitar formas alternativas de geração de energia elétrica. Buscamos um modelo que desenvolvesse a autonomia acadêmica nos alunos”, explica o coordenador do curso, professor Nelson Knak Neto.

Nelson foi o responsável pela organização da Mostra, que aconteceu dentro das atividades da disciplina de Geração de Energia. “Optamos pela apresentação em pôsteres, buscando estimular a pesquisa entre os estudantes. Os resultados foram muito satisfatórios, pretendemos dar continuidade com a Mostra nos próximos semestres”, afirma.

 

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 25 maio, 2019

    Engenharias da URI integram-se para realizar Semana Acadêmica

    Os quatro cursos de Engenharia da URI Santo Ângelo: Civil, Elétrica, Mecânica (comemora seus 40 ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 maio, 2019

    Trote solidário da Medicina Veterinária FASA atende cães

    O controle populacional de cães nas ruas é uma questão de saúde pública e envolve ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 maio, 2019

    Prefeito sanciona lei para videomonitoramento nas escolas municipais

    As 42 escolas da rede pública municipal de ensino de Santo Ângelo terão monitoramento interno ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.