Acadêmicos de Agronomia da URI fazem aula prática no Microscópio Eletrônico

Sepé Tiaraju 25 abril, 2019 Fonte: URI

Dentre as inúmeras espécies vegetais que são estudadas no curso de Agronomia, a soja, cientificamente denominadaGlycine max L.; é uma planta que se destaca, principalmente, pela relevância na economia brasileira, cuja produtividade impacta significativamente na Região Sul do Brasil.

Aproveitando o período do ciclo desta cultura, bem como o conteúdo abordado na disciplina de Anatomia e Morfologia Vegetal, a bióloga, professora doutora Nilvane Ghellar Müller, levou os acadêmicos do curso de Agronomia ao Laboratório de Botânica e ao Laboratório de Histologia para visualizar detalhadamente a planta.

Após a desidratação do material vegetal, os futuros engenheiros agrônomos do primeiro semestre tiveram a oportunidade de realizar aula prática no Microscópio Eletrônico de Varredura – MEV. A preparação do material e a inserção do mesmo no equipamento foi feita pelos acadêmicos, enquanto o manuseio foi conduzido pela química industrial Emanuelle Maure, ao mesmo tempo em que a professora instigava os estudantes identificando e explicando as imagens.

O MEV é um tipo de microscópio eletrônico capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra, com uma amplificação de até 300 mil vezes. Assim optou-se por visualizar a folha da soja, que consiste numa amostra biológica.

Com o uso deste equipamento os acadêmicos observaram, na prática, certas estruturas extremamente minúsculas, como estômatos (aberturas que fazem a conexão do ambiente interno da planta com o exterior) e tricomas (pêlos vegetais ampliados), dentre outras, que comumente são vistas apenas através de imagens fotográficas em livros, por exemplo.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Público presente na Rua de Lazer

    O tempo foi parceiro na realização da já tradicional Rua de Lazer, promovida pelo curso ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 maio, 2019

    URI comemora 27 anos de história

    A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, completa neste domingo, 19 ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 maio, 2019

    Corte no orçamento do IFFar Santo Ângelo é tema de Audiência Pública no Legislativo Municipal

    Na presença de docentes, estudantes e servidores do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), uma Audiência Pública ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.