A tradição de cuidar de jazigos e relembrar os entes queridos

Sepé Tiaraju 2 novembro, 2018 Fonte: A Tribuna

Relembrar a memória dos entes queridos que já se foram e rezar por suas almas. Essa é uma tradição cristã que se repete todos anos, no dia 2 de novembro, Dia de Finados. Nesta data, muitas pessoas em todo o país vão aos cemitérios para limpeza dos jazigos, colocar flores e fazer orações.

Em Santo Ângelo quem tem essa tradição é Nizani Weidnann que dedica parte do tempo para a troca de flores e limpeza do túmulo onde estão sepultados seus bisavós e tios. “Aprendi com a minha mãe. Lembro que ia com ela ao cemitério rever entes queridos. Na época, nós  morávamos na Esquina Caraguataí, em Entre-Ijuís.”

Apesar da tradição do Dia de Finados, Nizani revela que vai ao longo do ano no Sagrada Família. “Penso que todos deveriam ter esse cuidado. As pessoas, hoje em dia, não se importam com isso. Acredito que sejam outros valores. É preciso manter viva a lembrança de pessoas que deixaram saudade.”

Nizani revela que, além de cuidar do túmulo de familiares, sempre que pode visita o túmulo onde está sepultada sua amiga, Florisa Flores Beckmann, que foi cronista social do rádio em Santo Ângelo.

Quem também mantém viva essa tradição é Sara Nogueira Piccoli que sempre visita o jazigo da família para limpar e colocar flores. No local foram sepultados o filho, o sogro e os tios.

“Venho seguidamente rezar para meu filho e minha família. Venho no Dia de Finados, aniversário, data de falecimento e em outras ocasiões. Acho importante isso. O Dia de Finados é uma data triste, de muita saudade”, diz Sara.

Ela explica que o cuidado e o zelo no túmulo da família é algo sempre presente. “Além de cuidar pessoalmente do jazigo, também conto com o serviço de uma moça que semanalmente faz a limpeza da sepultura.”

Nizani Weidnann vai seguidamente no cemitério cuidar do jazigo da família

Sara Nogueira Piccoli que sempre visita o jazigo da família para limpar e colocar flores

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    RGE trocou 272 postes em Guarani das Missões de janeiro a setembro

    A Rio Grande Energia (RGE) concluiu importantes obras na rede elétrica de Guarani das Missões ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Inovação é a aposta do Estado para dobrar o PIB em dez anos

    Dobrar a taxa de crescimento do PIB gaúcho em dez anos (2018/2028), apostando na inovação ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Homem morre eletrocutado em Coronel Bicaco

    Um homem morreu eletrocutado, por volta das 15, de quarta-feira, 12,  em uma rede de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.