A robótica como construção de educandos pesquisadores no Colégio Verzeri

Sepé Tiaraju 17 novembro, 2018 Fonte: URI

A base primordial para a formação de um sujeito que transita no mundo cientifico, tecnológico e cultural é a pesquisa. Com ela, o sujeito desenvolve o senso crítico, autonomia intelectual e desvincula-se do senso comum.
O Colégio Teresa Verzeri investe na formação de sujeitos que saibam trabalhar em equipe, conscientes da responsabilidade diante dos pares e do meio em que estão inseridos. Assim, através da pesquisa desperta-se a criatividade e a curiosidade em busca do novo.
A equipe de Robótica Brain Evolution do Colégio Teresa Verzeri trabalha de forma lúdica, com função didática, na qual aborda a teoria e a prática de conteúdos direcionados para a introdução à robótica, permite o desenvolvimento de projetos e estimula a criatividade e a solução de problemas do cotidiano por parte dos educandos. O principal projeto trabalhado é desenvolvido pela FIRST LEGO LEAGUE (FLL). A cada ano um novo tema é lançado e os alunos nessa proposta identificam um problema e encontram uma solução inovadora ou de aprimoramento de algo que já existe. Eles também constroem, realizam as testagens e programação de um robô autônomo usando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para resolver um conjunto de missões no Robot Game. Este torneio é dividido em três fases: regional, nacional e podendo inclusive ter participação fora do país.
A equipe estrutura suas aulas de forma planejada uma vez na semana, a qual conta com a participação de 7 alunos integrantes do Ensino Fundamental II. Durante as aulas, as atividades são desenvolvidas pelo grupo integrando a teoria com a prática, estimulando os objetivos estabelecidos pelo coordenador da equipe.
Os alunos são selecionados de acordo com alguns critérios como: disciplina, notas de sala de aula e desenvoltura para os fundamentos da Robótica (trabalho em equipe, organização, pesquisa e programação). Os alunos participantes têm como condição para efetiva participação na equipe a continuidade com as notas altas em sala de aula.
Portanto, é de suma importância o Colégio Teresa Verzeri desenvolver estes desafios de conhecimentos aprofundados, os quais que instigam a busca do conhecimento através da pesquisa. Criando assim, sujeitos pensantes em busca diária de conhecimentos e resoluções de problemas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 10 dezembro, 2018

    Metade de inscritos com direito à nova prova consultam Enem

    Cerca da metade dos 2,7 mil inscritos com direito a reaplicação do Exame Nacional do ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 10 dezembro, 2018

    PRF prende homem por porte ilegal de arma de fogo na BR 285 em Entre-Ijuís

    Na manhã de sábado (08), a PRF prendeu um homem por porte de revólver calibre ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 10 dezembro, 2018

    Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

    A Polícia Civil e o Ministério Público de Goiás (MP-GO) criarão forças-tarefas especiais para apurar ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.