4ª Abertura Oficial da Colheita do Milho será sediada em Horizontina

NULL
Lucas de Campos 12 janeiro, 2015 Fonte:

Evento, promovido pela Apromilho-RS e Abramilho, reúne lideranças do setor agro brasileiro e reforça a importância da cultura para o Rio Grande do Sul

As primeiras espigas da safra 2014/15 do Rio Grande do Sul serão colhidas por lideranças do setor agrícola na 4ª Abertura Oficial da Colheita de Milho. O evento, realizado pela Associação dos Produtores de Milho do estado (Apromilho-RS) e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) em parceria com a Prefeitura de Horizontina e o Governo do Rio Grande do Sul, será promovido nos próximos dias 15 e 16 de janeiro, em Horizontina (RS). 
 
De acordo com Cláudio Luiz de Jesus, presidente da Apromilho-RS, a cerimônia, que marca o início da colheita do milho, tem como principal objetivo reforçar a importância da cultura para o Estado. Ele destaca que o evento vem se consolidando ao longo dos anos e que cerca de mil pessoas participarão desta edição. Na ocasião, estarão presentes representantes e autoridades do município e do Governo do Estado.
 
No primeiro dia do evento (15.01), será ministrada uma palestra pelo Sr. Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Abramilho. A apresentação terá como tema central a evolução da produção de milho no Brasil e como o País saiu da posição de importador para exportador do cereal, destacando a importância da adoção da tecnologia nesse processo.

A abertura oficial será realizada, dia 16, na Propriedade de Ademar Zappe. Segundo com o presidente da Apromilho-RS, o local foi escolhido porque além de Horizontina ser um dos maiores produtores do estado, a propriedade nos traz um exemplo de sistema de irrigação subterrânea que consome menos energia e água. “Queremos compartilhar com os demais produtores o uso de alta tecnologia aplicada a novos sistemas de irrigação para a lavoura de milho e a importância da prática para a estabilidade da produção”, complementa Cláudio.    
 
O Rio Grande do Sul ocupou aproximadamente 850 mil hectares com milho na atual safra de verão. Estima-se que sejam colhidas entre 4,5 a 5 milhões de toneladas do cereal, no estado, entre os meses de janeiro e fevereiro.
Para o prefeito, Nildo Hickmann, é com satisfação que o município receberá o evento. “Além de incentivar aos produtores locais, a abertura dará mais visibilidade para a colheita e destacará a importância da agricultura para a região”, explica Hickmann. Segundo o vice-prefeito, Dionir Bianchi, a abertura visa uma maior integração entre produtores e fornecedores para o desenvolvimento contínuo da cultura do milho. Ele ressalta: “Faremos a divulgação de novas tecnologias à disposição dos produtores, promoção da cadeia produtiva do milho e seu impacto na economia do Estado e do Brasil e a apresentação de produtos e serviços para o setor, incluindo linhas de crédito e formas de financiamento da atividade”.
 
Serviço:
 
Dia 15/01
Local: Auditório da CFJL/FAHOR – Rua Buricá, 725, Horizontina (RS)
20h – Palestra com Alysson Paolinelli (ex-Ministro da Agricultura e Presidente da Abramilho).
 
Dia 16/01
Local: Km 24 da RS-305 na Localidade de Tunas, Horizontina (RS);
8h30 – Recepção, credenciamento e organização dos grupos;
9h30 – Visita ao estande sobre apresentação do sistema de irrigação da lavoura;
Visita ao estande sobre o uso, manejo e conservação do solo;
Visita ao estande sobre importância da cadeia produtiva do milho e qualidade na armazenagem;
Visita ao estande sobre pesquisa, desenvolvimento em controle de gestão do agronegócio;
Visita ao estande sobre avanços tecnológicos em máquinas e implementos agrícolas;
11h30 – Abertura Oficial da Colheita

Fonte: http://agrolink.com.br

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.