Exportação de soja do Brasil dispara em março, com ritmo de embarque diário maior

No Brasil, as cotações têm mantido, como referência nos portos, algo entre R$ 86,50 e R$ 87,00 por saca
bernardi 26 março, 2018 Fonte: REUTERS

As exportações de soja do Brasil dispararam em março na comparação com fevereiro e têm potencial para se aproximar dos quase 9 milhões de toneladas de igual mês do ano passado caso o ritmo diário de embarques se mantenha aquecido, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira. Até a quarta semana de março, o equivalente a 17 dias úteis, o país exportou 7,05 milhões de toneladas da oleaginosa em grão, bem acima dos 2,86 milhões de fevereiro –os dados fechados de março deverão ser publicados apenas na próxima semana.

A alta mensal de 146 por cento ocorre em meio ao avanço da colheita no Brasil, o maior exportador mundial da oleaginosa, e à melhora de preços no mercado internacional em razão da perspectiva de quebra de safra na Argentina por causa da seca. Em março do ano passado, a exportação somou 8,97 milhões de toneladas. Contudo, a média diária de vendas externas neste mês indica que tal quantidade pode ser alcançada ou se aproximar do visto em 2017.

Até agora em março foram embarcadas 414,9 mil toneladas de soja por dia, ante 390,4 mil há um ano. Se essa média se mantiver nos últimos quatro dias úteis do mês, o Brasil exportará um adicional de 1,66 milhão de toneladas, levando o volume final de março a 8,71 milhões de toneladas.

MILHO

Em relação ao milho, as exportações brasileiras perderam fôlego em março na comparação com fevereiro, mas seguem acima do registrado em igual momento de 2017. Na parcial de março foram vendidas ao exterior 597,3 mil toneladas, ante 1,25 milhão de toneladas em fevereiro e 243 mil em igual mês do ano passado. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total de milho do Brasil deverá cair para 87,3 milhões de toneladas neste ano, ante um recorde de 97,84 milhões no ciclo passado.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 janeiro, 2019

    Preços do milho voltam a cair forte

    Pressionados pelo início da colheita em algumas regiões do país e pelos relativamente altos estoques ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 12 janeiro, 2019

    Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas

    A adubação nitrogenada é uma prática eficiente para melhorar a produtividade e a qualidade da ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 12 janeiro, 2019

    Soja: Estiagem na safra passada acelera investimentos em sistemas de irrigação

    Um ano depois da estiagem que provocou prejuízos milionários na Metade Sul e levou 40 ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.