22º Encontro Missioneiro de Vereadores será nesta terça-feira em Porto Alegre

Plenarinho João Neves da Fontoura
devicari 15 Maio, 2018 Fonte: A Tribuna

Nesta terça-feira, 15, acontecerá o 22º Encontro Missioneiro de Vereadores e , Servidores, no Plenarinho João Neves da Fontoura, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A atividade é uma promoção da Associação dos Legislativos das Missões (ALM).

Conforme o presidente da ALM, Francisco Lourenço, o encontro contará com a participação de profissionais da área jurídica que repassarão orientações dos procedimentos legais dentro dos legislativos municipais. Também haverá a participação de pré-candidatos ao Governo do Estado no encontro. “Durante o encontro estaremos fazendo o lançamento da “Carta das Missões 2018” com as principais reivindicações da região. Esse documento será enviados para secretarias de Estado do Rio Grande do Sul, assim como para os ministérios em Brasília”, destaca o presidente da ALM.

PROGRAMAÇÃO

Dentro da programação, na terça-feira, 15, das 9 às 10 horas, serão feitas as inscrições e credenciamento dos participantes. Na abertura oficial, às 10 horas, o presidente da ALM vai formar a mesa de autoridades. Foram convidados para participar do evento o governador José Ivo Sartori, o presidente da Assembleia Legislativa, Marlon Santos, o presidente do TVE, Iradir Pietroski, o presidente da Uvergs, Silomar Garcia, o presidente da UVB, Gilson Conzatti, e deputados da região das Missões.

Ao meio-dia haverá intervalo para o almoço e à tarde, às 14 horas, haverá o painel “Controle Social” com o auditor público e diretor geral do Tribunal de Contas do Estado, Valtuir Pereira Nunes. Já às 15h30min será feita a apresentação do plano de governo dos pré-candidatos ao Governo do Estado Luiz Carlos Heinze (PP), Jairo Jorge (PDT), Miguel Rossetto (PT) e Eduardo Leite (PSDB).

Na quarta-feira, 16, às 9 horas, a professora Greice Weschenfelder (mestre em comunicação social, doutoranda em letras pela UFGRS e coordenadora adjunta regional de Educação) vai apresentar o painel “A comunicação como eficiência no exercício do mandato”.

Já às 10h30mmin, o auditor do TCE, Mougly Adriano Corrêa, vai falar sobre o “Marco regulatório das ouvidorias nas Câmaras de Vereadores”. Às 12 horas haverá intervalo para o almoço e às 14 horas será a vez do painel “Gestão do patrimônio e aspectos relevantes na gestão administrativa das câmaras de vereadores”, com o diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), Paulo César Flores, e palestrante do IGAM, Fabiano Tronco de Vargas. Já às 15h30min, o diretor do IGAM André Leandro Barbi de Souza, e o palestrante do IGAM, Felipe Marçal da Silva, irão falar sobre o “Processo Legislativo e a tecnologia como instrumento de transparência e valorização do Poder Legislativo”.

No dia 17, às 8h30min, será vez do assessor jurídico e palestrante da União dos Vereadores do RS (Uvergs), Fábio André Gisch, vai falar sobre o “Marco Regulatório da Lei 13.019/14 que trata da Organização da Sociedade Civil e os Municípios”. Na sequência, o consultor jurídico e presidente da Uvergs, Silomar Garcia Silveira, vai apresentar o painel “O papel do Legislativo na definição da agenda política e governamental do município”. Já às 10h30min haverá encerramento e entrega de certificados.

Notícias Relacionadas

  • devicari 23 Maio, 2018

    Eduardo Azeredo se entrega à Polícia de Minas

    O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo se entregou às 14h50 desta quarta-feira, 23, à ...

    Leia mais >
  • devicari 23 Maio, 2018

    Temer escolhe Meirelles para “estar à frente” do MDB nas eleições

    O presidente Michel Temer elogiou hoje (22) o perfil do ex-ministro Henrique Meirelles, provável candidato à Presidência da ...

    Leia mais >
  • devicari 23 Maio, 2018

    Vereadores querem que Executivo cancele reajuste dos salários do prefeito e edis e repasse aos servidores

    Em entrevista ao programa Aldeia Global, os vereadores Lucas Lima (MDB), Márcio Antunes (PP) e ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.