12ªCRS trabalha para solucionar problema da falta de insulina

Falha mecânica no caminhão que transportava o medicamento atrasou a entrega
Lucas de Campos 19 janeiro, 2018 Fonte:

Durante o Programa Aldeia Global da quinta-feira, 18, a Rádio Sepé Tiaraju – AM 540 recebeu reclamações de ouvintes de que a insulina, utilizada por pacientes diabéticos, estaria em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santo Ângelo.

Já nesta sexta-feira, 19, a coordenadora-adjunta da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS), Margarete Forlin esclareceu ao comunicador Hogue Dorneles os problemas que causaram a falta do medicamento.

De acordo com Margarete, o caminhão que transportava a insulina para Santo Ângelo estragou próximo a Porto Alegre e os medicamento tiveram que retornar a Divisão de Assistência Farmacêutica (DAF), da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Margarete explicou que como a insulina é sensível ao calor não teria como permanecer parada dentro de um caminhão, por isso, foi devolvida ao DAF nas embalagens corretas para não prejudicar a qualidade e o efeito do medicamento.

A coordenadora-adjunta, disse que para solucionar a falta da insulina, já na madrugada desta sexta-feira, 19, a 12ª CRS deslocou um veículo próprio que será responsável por transportar o medicamento de Porto Alegre até Santo Ângelo. A carga deve chegar a Capital das Missões ainda nesta sexta-feira, 19, e deverá ser distribuída em regime de urgência na segunda-feira, 22, às farmácias do município para repasse aos pacientes. Se o carregamento chegasse em tempo hábil (no horário de expediente) a distribuição ocorreria ainda hoje, 19.

– Sabe-se da necessidade de quem usa e a dificuldade para comprar uma medicação, por isso, foi deslocado um veículo para realizar o transporte. Isso não foi culpa do Estado, nem de servidores, infelizmente, foi uma falha mecânica no caminhão que causou o atraso na entrega -, informou Margarete.

O repasse da insulina é feito, mensalmente, pelo Estado às Coordenadorias Regionais de Saúde e, posteriormente, é entregue aos municípios. Margarete esclareceu também que o problema ocorreu em diversas outras CRSs já que o caminhão vinha de Porto Alegre e vinha distribuindo a medicação ao longo do percurso.

A insulina que estava sendo transportada iria abastecer as farmácias dos 24 municípios de atuação da 12ª CRS.

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.