JORNAL TRIBUNA

Mais três casos de mormo confirmados no RS



Mais três casos de mormo confirmados no RS
Foto: Sec. da Agricultura do RS

Mais três casos da doença do mormo foram confirmados no Estado, na tarde desta sexta-feira. De acordo com o coordenador regional de agricultura, da Inspetoria Veterinária de Ijuí, Emílio Stumm, o reteste apontou a doença em três eqüinos de municípios diferentes. Os casos foram confirmados em Nova Ramada, Cruz Alta e Boa Vista do Cadeado.

O animal da propriedade de Cruz Alta será sacrificado ainda hoje. As propriedades rurais de Boa Vista do Cadeado e Nova Ramada seguem interditadas. De acordo com Stumm, os testes de maleína são 100% confiáveis, o exame é tido como uma contraprova, pois o primeiro teste feito nos eqüinos já havia dado positivo.

Na quarta-feira, 23, cinco animais foram diagnosticados com mormo em Santo Antônio das Missões. Até agora o teste de maleína apontou mormo em 11 equinos no RS.

A DOENÇA

O mormo é uma doença infecciosa que acomete, principalmente, os equinos. Ela não tem vacina, nem tratamento, e é causada por uma bactéria que é rapidamente inativada pelo calor, raios solares diretos e por desinfetantes comuns. Sua sobrevivência pode ser prolongada em ambientes molhados e úmidos.

A doença é transmitida pelo contato com o material infectante, tanto diretamente com secreções do doente, quanto indiretamente por meio de bebedouros, comedouros ou equipamentos contaminados.


Fonte: Rádio Sepé



Voltar