JORNAL TRIBUNA

Definido roteiro para construção de açudes no Noroeste gaúcho



Definido roteiro para construção de açudes no Noroeste gaúcho
Foto: Emater-RS/Ascar

Inicia nesta semana, na Região das Missões, a fase de execução das obras dos projetos de açudes, desenvolvidos por meio do Programa de Apoio à Ampliação do Desenvolvimento Rural, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No total, foram destinados R$ 2.505.789,00 para as regiões Fronteira Noroeste e Missões, viabilizando 450 obras em 45 municípios, sendo dez por município, com projetos, a maioria, elaborados pela Emater/RS-Ascar.

Nas Missões, em janeiro, foi formalizado, neste primeiro momento, o convênio do repasse de 24 horas-máquina, por beneficiário do lote 6, formado por 12 municípios – Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Garruchos, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzáles, Salvador das Missões, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões e São Pedro do Butiá.

A reunião para a definição do roteiro ocorreu em 23 de janeiro, em São Paulo das Missões. O primeiro município a ser contemplado será Bossoroca, em um roteiro que segue até São Paulo das Missões.

Os recursos para a viabilização da construção de açudes têm origem no Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Com os açudes estima-se ser viabilizada a instalação de mais 450 pequenos sistemas de irrigação, podendo ser aproveitados também para criação de peixes, dessedentação animal e outros usos.

Em todo o Estado serão 979 microaçudes em propriedades da agricultura familiar através deste programa, divididos em dez lotes para a execução das obras. Todos os lotes já foram licitados, sendo três empresas ganhadoras: Terpacon, GRK e Casa Nova.


Fonte: AI Emater-RS/Ascar



Voltar